O Fundo para Infância e Adolescência (FIA) é um instrumento legal, que permite à sociedade ajudar crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Através dele, todo contribuinte Pessoa Física pode destinar até 3% do imposto devido no ato da declaração do Imposto de Renda. Assim, você contribui com ações e projetos que visam à promoção do bem-estar e qualidade de vida das crianças e jovens assistidos pelo Instituto Metamorfose, sem pagar nada a mais por isso!

Esta destinação do imposto de renda não gera custos para você, pessoa física!

Além disso, ela não interfere em outras deduções. A pessoa física também poderá contribuir caso tenha restituição a receber, imposto a pagar ou se o imposto pago durante o ano for o valor exato devido.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1. Ao acessar o programa da Receita Federal, na seção “Fichas da Declaração”, o contribuinte deve selecionar o tópico “Doações diretamente na Declaração – ECA” e clicar em “Novo”.

2. Logo após, aparecerá o “Valor Disponível para Destinação” bem como o valor de restituição ou imposto devido.

3. Para escolher o Instituto Metamorfose para receber a doação, selecione: Novo/ FIA/ Municipal / Minas Gerais/ Igarapé e automaticamente aparecerá o CNPJ do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Igarapé (CMDCA): 25.367.602/0001-02, e então é só colocar o valor da doação.

4. Por último é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração”, imprimir o documento e realizar o pagamento até o vencimento.

5. Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Instituto: [email protected]

Pronto! Você acabou de transformar vidas!